Como a robótica pode transformar nossas escolas

As salas de aula são um ótimo espaço para investir em tecnologia, incentivar os alunos a criar, experimentar e fazer ciência! Saiba quais são os benefícios e diferenciais da robótica no currículo para formação pessoal e profissional

Quem bate o olho na palavra já imagina que robótica é uma coisa difícil, complexa, e muito distante da nossa realidade. Ainda bem que isso não é verdade! Uma vez aplicada na educação e nos sistemas de ensino, a robótica pode transformar nossas escolas e tudo o que conhecemos sobre o processo de aprendizado.

 

É conhecida como robótica pedagógica ou robótica educacional a prática que utiliza materiais e kits de montagem em ambientes equipados para programar modelos e dispositivos.

 

Basta que a escola tenha um espaço com alguns computadores, materiais de reciclagem, sucata, motores, sensores, baterias, lâmpadas, enfim: ferramentas e bugigangas à disposição da criatividade!

A robótica abre um leque de possibilidades para trabalhar a teoria aprendida em sala de aula. Seguindo as recomendações de professores especializados, alunos e alunas podem colocar em prática conhecimentos das mais variadas disciplinas para montar protótipos de máquinas e aparelhos eletrônicos.

São os famosos robôs e maquetes: controlados por softwares no computador, podem ensinar sobre gravidade, peso, aceleração, mecânica, arquitetura e eletricidade. Os conceitos aprendidos nas aulas de linguagens, história, geografia e artes também não ficam de fora!

Tudo faz parte de um novo projeto de escola que pretende aproximar os estudantes do conteúdo que é aprendido em sala, incentivar a participação e o bem-estar nos estudos.

As novas gerações de jovens e crianças muitas vezes se sentem desmotivadas ao frequentar instituições de ensino que mantêm os mesmos hábitos de décadas atrás. Para mudar isso, as escolas que acompanham as inovações de mercado buscam oferecer aos seus alunos uma formação atualizada e qualificada.

Uma experiência escolar satisfatória e inesquecível faz com que os estudantes queiram e gostem de estar na escola: cada vez mais motivados e com vontade de aprender!

 

As aulas de robótica dentro da escola pretendem desenvolver atividades lúdicas, manuais e transformadoras, que apresentam uma nova maneira de estudar.

 

Além de colocarem a cabeça para pensar em soluções e raciocínios lógicos, os alunos e alunas melhoram sua capacidade de cooperação e planejamento para tomar decisões em comum acordo. É um fazer constante, construção e reconstrução que estimulam a paciência, o amadurecimento e a sabedoria de saber avaliar questões a curto, médio e longo prazo.

Com a demonstração de conceitos científicos, a robótica aproxima o campo da ciência do cotidiano da escola, e estimula a curiosidade pela pesquisa já na infância e adolescência. Isso porque trabalha o interesse, a imaginação, e mostra para todos os participantes que existe a possibilidade de criar!

Nada pode ser mais transformador do que um ensino que desenvolve a autoconfiança e a segurança em cada aluno. A lista de benefícios da robótica pedagógica é grande, mas o principal é que nossas escolas só têm a ganhar!

 

  • Fortalece habilidades mentais e manuais;
  • Cultiva o espírito da iniciativa e da inovação;
  • Trabalha o respeito às diferenças;
  • Ensina a paciência;
  • Foco na Educação Tecnológica;
  • Valoriza o trabalho em grupo e o pensamento criativo;

 

A robótica parece coisa do futuro, mas é nesse futuro que a gente já chegou. Quanto mais cedo despertarmos para o conhecimento tecnológico e combinarmos as práticas educativas para inseri-lo em sala de aula, melhor! É assim que a robótica pode transformar nossas escolas: expandindo o raciocínio e abrindo as portas para novas formas de pensar e estudar.

Compartilhe