Ser voluntário é aprender com o coração

Você sabia que nossos alunos e alunas participam de projetos sociais com crianças e idosos? O contato com o outro pode transformar os olhares sobre a sociedade, e o Rembrandt COC quer fazer parte dessa mudança para melhor!

 

 

A escola é o ambiente em que nossos jovens passam a maior parte do tempo durante a infância e a adolescência. São horas e horas semanais divididas entre os estudos, os recreios, ou intervalos, as provas, os esportes, as conquistas e os desafios. É na escola que cada um vai dar os primeiros passos para as experiências da vida.

Responsabilidade e comprometimento fazem parte da rotina escolar no Rembrandt COC. E se nossas crianças e adolescentes estão quase todos os dias por aqui, por que não podemos desempenhar um papel mais completo em sua formação?

O projeto Voluntariado surgiu dessa ideia. Queremos mais do que fazer doações e campanhas solidárias poucas vezes ao ano. Queremos nos envolver com as pessoas que precisam de uma palavra amiga, de uma companhia, da alegria e da força da juventude que os nossos estudantes têm de sobra!

 

Nós, do Rembrandt COC, acreditamos que o ensino profissional de excelência só pode ter bons resultados a partir de uma formação pessoal e humanizada.

 

Pensamos na escola como um espaço para ampliar o conhecimento em todas os âmbitos da vida. E foi assim que tudo mudou! No ano de 2014, resolvemos dar um passo a mais na área social e estimular o contato dos nossos alunos com quem precisa de cuidado.

Criamos parcerias com uma creche (Monteiro Lobato) e um asilo (Vila Vicentina) da cidade de Bauru para fazer visitas quinzenais às crianças e idosos. A novidade fez tanto sucesso que as professores responsáveis precisaram limitar o número de participantes!

Funciona assim: as inscrições para participar do Voluntariado são abertas todo começo de ano letivo, e, cada projeto, seja da creche ou do asilo, pode ter até 30 estudantes para desenvolver atividades ao longo dos próximos doze meses.

O trabalho voluntário contribui na formação do aluno porque desenvolve profissionais que respeitam as diversas realidades com as quais convivemos no nosso país. Isso sem contar que a atenção e o amor ao próximo são grandes “habilidades” para contar (e muito!) no currículo.

Alunos e alunas a partir do 9° ano do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio podem participar. Vale destacar que a inscrição no projeto Voluntariado do Rembrandt COC é de quem quiser, mas se envolver nas atividades e permanecer o resto do ano é compromisso!

No Ensino Fundamental, os participantes são direcionados para as tarefas voluntárias na creche. Com a professora responsável, as visitas acontecem de 15 em 15 dias, no período da tarde.  

No Ensino Médio, os jovens se comprometem a acompanhar os moradores do lar de idosos. As visitas também são acompanhadas por uma professora responsável, e acontecem aos domingos, quinzenalmente.

Cada aluno e aluna recebe o incentivo para assumir o comando do projeto, ter iniciativa e espírito de liderança para planejar, coordenar e conduzir as atividades em benefício de todos. Assim, plantamos a semente para termos futuros profissionais mais humanos e especiais!

São atitudes como essa que fazem a diferença. O projeto Voluntariado no Rembrandt COC dá um show de solidariedade e união! Ao incentivarmos e ampliarmos cada vez mais as ações voluntárias, transformamos, aos poucos, o mundo em um lugar melhor.  

Quer saber mais das atividades na creche Monteiro Lobato e na Vila Vicentina? Olha só o que os nossos alunos e alunas fazem por lá: